Sê Impecável Com A Tua Palavra

Nos dias que correm, uma das características que procuro encontrar em todas as pessoas das minhas equipas, é a capacidade de comunicação. Mas comunicar não se encerra dentro dos canais verbal ou escrito

O que raio quer isso dizer?

Claro que a comunicação verbal é a nossa ferramenta principal para partilha de informação, ideias, preocupações, ou somente doidices. Num ambiente profissional, é essencial que a comunicação seja feita de uma maneira clara. Já lá vão os dias em que alguém conseguia progredir na carreira a ser um lobo solitário. Nós pertencemos a uma equipa, uma organização.

No entanto a comunicação não começa e acaba nos canais verbal e escrito.

Recentemente vi um artigo no blog HIRED com o título “4 Engineering Manager Skills to Master for Success“, onde a comunicação era extensível aos comportamentos.

Os melhores líderes apoiam suas palavras com um comportamento que define o padrão para todos ao seu redor.

Napala Pratini

Isto facilmente me remeteu para um dos quatro acordos do Don Ruiz.

Sê Impecável Com A Tua Palavra.

Don Miguel Ruiz

Deixa-me partilhar contigo o que esta frase me faz pensar.

Existem muitas pessoas eloquentes e com o dom da oratória. Certamente que tu também conhecerás. Para essas pessoas, a comunicação é tão natural como respirar, parece inato. Mas será que eles estão a fazer o que apregoam? Será que eles são só conversa?

Don Miguel Ruiz apregoa que todos nós deveremos falar com integridade. Nós temos de acompanhar com acções o que dizemos. Não vamos utilizar o poder da palavra contra nós.

Não seria fantástico se todos nós comunicássemos sem segundas intenções? Quanto é que uma equipa cresceria, se em vez de perder tempo com politiquices ou mexericos organizacionais, a equipa mantivesse o foco nos desafios que efectivamente deveriam estar a endereçar.

Para mim, isto é o que eu visualizo quando vejo alguma oferta de trabalho onde pedem que um candidato saiba comunicar com clareza.

Diz só o que efectivamente queres dizer e demonstra com os teus comportamentos que tu não és só conversa. Fala com a verdade e o amor nas tuas palavras.

Mesmo quando a mensagem é mais dura, vai directo ao tema, fala a verdade, demonstra uma sinceridade radical.

As pessoas saberão o que podem contar de ti. Atenção, se seguires este conselho, estarás a criar um ambiente de confiança em potência. Num ambiente de confiança, a prestação de contas acontecerá naturalmente. E afinal de contas, este é um dos desfechos desejáveis de uma boa comunicação – saber com o que podemos contar uns dos outros.

Napala Pratini escreveu que todos os bons líderes têm esta característica. Eu gostaria de acrescentar que todos nós somos líderes em algum momento, por isso esta característica é viável para todos.

Por isso, na próxima vez que comunicares com alguém, lembra-te de ser impecável com a tua palavra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *